ERGONOMIA
Os princípios de antropometria e ergonomia cada vez mais tem sido aplicados, não só nos espaços privados mas também em locais púbicos, visando o bem estar de todos que o utilizam. Este estudo vem mostrar a maneira como estes aspectos podem ser utilizados no ambiente de trabalho, utilizando-se de instrumentos que venham a melhorar as condições de uso dos equipamentos, fazendo com que as doenças pertinentes a má postura e ergonomia incorreta sejam cada vez menores nas empresas.
2 DEFINIÇÕES
2.1 Antropometria
Segundo BOUERI, 2008, antropometria é a aplicação dos métodos científicos de medidas físicas nos seres humanos, buscando delimitar as diferenças entre pessoas, com a finalidade de obter informações utilizadas em projetos de engenharia, arquitetura, design de interiores e de desenho industrial, com o intuito de adequar o melhor possível o produto ao usuário. Cujos objetivos são: assegurar medições precisas do corpo humano, descrevendo as características do grupo, raça ou individuo para que se esteja projetando um determinado produto. De uma forma mais generalizada, antropometria é o conjunto de medidas do corpo necessárias para a execução de um projeto, seja de espaço, mobiliário ou equipamentos, levando sempre em conta as variáveis pertinentes à faixa etária, sexo, raça e, ate mesmo grupo social e ocupacional.
Conforme Marconi apud SANTOS, 1997, resumiu a antropometria como o estudo que tem como objetivo conhecer cientificamente o ser humano na sua totalidade.
2.2 Ergonomia
COUTO, 1995 conceitua ergonomia como o conjunto de ciências e tecnologias que procura a adaptação confortável e produtiva entre o individuo e seu trabalho, com o intuito de adaptar as condições de trabalho às condições do ser humano.
GURGEL, 2010 afirma que ergonomia é a ciência que reúne as características físicas do corpo humano, a fisiologia e fatores psicológicos, com a finalidade de melhorar a relação entre o meio