ergonomia
O profissional de segurança e saúde no trabalho tem como objetivo prevenir doenças ocupacionais e evitar o desgaste precoce das capacidades para o trabalho das pessoas. Sendo assim, a fisiologia do trabalho pesquisa os efeitos fisiológicos dos fatores adversos nos locais de trabalho e sua influência nos trabalhadores. Com base nos referidos efeitos, a ergonomia define duas grandes frentes de ação: avaliação de sistemas de trabalho, com o intuito de melhorar as condições de trabalho existentes e projeto de sistemas de trabalho, onde procura evitar a geração de condições laborais que possam comprometer a segurança e saúde dos trabalhadores.
O trabalhador, para executar uma determinada tarefa de trabalho, interage com os meios de produção (máquinas e ferramentas) e está sujeito aos fatores ambientais existentes nos locais de trabalho. Da relação entre os elementos de um sistema de trabalho verifica-se que, durante a execução da atividade ou tarefa, a pessoa está sujeita aos diversos efeitos maléficos e/ou benéficos, cujas causas podem ser encontradas nos locais de trabalho ou nas atividades laborais desenvolvidas em um determinado setor.
Este vídeo orienta os profissionais da saúde a notificarem as LER/DORT no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Também traz informações importantes para os trabalhadores em