Ergonomia
Postura
A palavra postura tem dois grandes significados – físico e figurativo : no sentido físico, corporal, significa "o modo de manter o corpo ou de compor os seus movimentos”. Parado ou em movimento, o corpo mantém sua postura pela ação dinâmica de forças aplicadas sobre ossos e músculos. A postura ideal é aquela onde essas forças sustentam e conduzem o corpo sem sobrecargas, com a máxima eficiência e o mínimo de esforço. No sentido figurativo, postura significa ponto de vista, maneira de sentir, pensar e agir diante de um acontecimento qualquer.
É interessante notar como os dois conceitos compartilham sentido. Em ambos há forças (e suas resultantes) e busca de equilíbrio. Postura é alinhamento ideal entre ossos e músculos, mas também decorre da história individual, das vivências e experiências de uma pessoa dentro de sua época. A postura expressa equilíbrio ou, ao menos, busca de equilíbrio - dos ossos, músculos, sentimentos, valores e da alma que existe dentro de cada um. Cada indivíduo expressa e revela em sua postura corporal, sua forma de ser diante da vida e do mundo, seus conflitos e interações com a sociedade em que está inserido.
Desde o inicio do século XIX, os médicos começaram a se preocupar com o assunto e a se indagar sobre como um homem consegue se manter em pé.
A primeira escola de Posturologia foi fundada em Berlim em 1890. Apesar de ser motivo de estudo há tanto tempo, postura continua sendo um dos termos mais difíceis de se definir, mesmo quando nos restringimos à sua dimensão musculoesquelética. Vejamos algumas definições de postura:
Conjunto heterogêneo das posições das articulações do corpo em um determinado momento.(KENDAL apud BRICOT, 2001).
Posição que o corpo assume ao se preparar para o próximo movimento, com o mínimo de estresse possível.(ROAF, CENPRE)
A postura correta implica num mínimo de estiramento e estresse das estruturas do corpo com o menor gasto de energia para se obter o máximo de