ergonomia
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇAO
ERGONOMIA E FISIOLOGIA DO TRABALHO
PROFESSOR MARCELO
ANA PAULA DE OLIVEIRA
RAFAELA DUTRA
TAMIRES PAIVA
RELATORIO SOBRE CONDIÇOES DE AMBIENTAIS DO IMPRESSOR OFFSET
O operador de máquina offset é denominado de acordo com o Instituto de
Emprego e Formação Profissional (2005) “Operador de Impressão”, tendo como área de atividade as indústrias gráficas e de papel, com o objetivo geral de operar, regular e controlar o funcionamento de máquinas destinadas a imprimir papel, cartão e outros suportes. Preparar a impressão de trabalhos gráficos procede às regulações e afinações das máquinas de impressão, mantém e controla o processo de impressão, verifica o funcionamento das máquinas efetuando as correções necessárias, realiza a limpeza e conservação de todo o seu equipamento de impressão. A atividade do operador de máquina offset é um processo que exige, além da carga física, uma atividade mental complexa, ou seja, uma atividade que é composta por um trabalho de maior exigência de criatividade. O impressor offset trabalha em pé durante toda sua jornada de trabalho, manuseando produtos químicos para limpeza e funcionamento das maquinas. Para alimentação dos papeis na maquina e verificação do impresso o funcionário necessita de uma breve inclinação do corpo.
A NR 17 visa estabelecer paramentros que permitam a adaptação das condições de trabalho ás características psicofisiologicas dos trabalhores, de modo a proporcionar o máxima de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Mobiliário: A NR 17 determina que o mobiliário deve proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação dentro de suas características físicas. A empresa estudada não utiliza este item da norma, porque não vê necessidade destes requisitos para esta função. Já que o impressor offset não trabalha com atividades repetitivas.
Iluminação: A NR 17 determina que a iluminação no