Ergonomia
Introdução> Objetivo
Público Alvo
Desenvolvimento > Conceito
Finalidade
Objetivos
Aplicações
Importância
Ilustrações
Conclusão
Referências Bibliográficas Objetivo
O treinamento de ergonomia tem como finalidade conscientizar os colaboradores quanto aos possíveis efeitos da má postura, interagindo com seu ambiente de trabalho, a fim de maximizar os efeitos de comodidade, segurança e a eficiência dos sistemas produtivos, atuando na capacidade e limitações do homem tendo como objetivo:
• Eliminar as LER/DORT e desconfortos no trabalho;
• Proporcionar Qualidade de Vida;
• Simplificar o fluxo de trabalho;
• Regularizar os métodos de trabalho;
• Levantamento, transporte e manuseio de materiais;
• Adequação a Legislação; e
• Maior produtividade.
Público Alvo
Profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalhador e outros que se encontrem expostos a riscos decorrentes do trabalho. Fisioterapeutas, Médicos do Trabalho, Enfermeiros do Trabalho, Diretores, gerentes, coordenadores de recursos humanos, Relações trabalhistas, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Técnicos de Segurança do Trabalho e demais profissionais envolvidos em saúde e segurança do trabalho.
ERGONOMIA
CONCEITO
A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
A Norma Regulamentadora (NR-17) visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
FINALIDADE
Adaptar os produtos, sistemas e ambientes de trabalho, as características, limitações e necessidades dos trabalhadores, procurando otimizar sua eficácia, segurança e conforto.