ergonomia
A monarquia inglesa começou a ter seu desgaste no reinado de Ricardo coração de leão, devido o envolvimento do estado em diversos conflitos militares e cruzadas. As longas ausências do rei e os altos custos gerados nestas guerras gerou a insatisfação dos nobres ingleses, mas foi com rei João sem-terra que o desgaste politico foi maior, a nova lei dizia que o rei não poderia alterar leis ou criar impostos sem consultar um conselho que seria composto pelo clero e membros da nobreza.
Atualmente existem 17 copias do texto, a maior parte esta na Inglaterra na biblioteca britânica. Fora da Inglaterra há duas copias uma no parlamento em Camberra que foi doada ao povo australiano e outra na mão de privados. A única versão nas mãos de privados pertence ao advogado e magnata americano David rubenstein, em 18 de dezembro de 2007 rubenstein comprou por 21,3 milhões de dólares na sotheby s de nova Iorque.
• ERGONOMIA
Ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
A ergonomia cuida da adaptação das condições de trabalho as características psicofisiologicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e eficiência no desempenho.
A Associação Internacional de Ergonomia divide a ergonomia em três domínios de especialização.
Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura