Teoria Estruturalista
Autores: Etzione, Webber, Blau e Scott.
Principal característica: A interdependência das partes e o todo, é maior q a simples soma das partes.
Amitai Etzione propôs utilizar o melhor das escolas de administração para criar uma estrutura, uma base de pensamento, um conjunto de fatores que influenciam no resultado da organização. Diz que o conflito entre os objetivos da organização e as necessidades individuais é inevitável, mas pode ser reduzido. As organizações existem para proporcionar benefícios ou resultados para a comunidade. É uma teoria de transição, contribui para o desenvolvimento organizacional, unificou bases da teoria classica e a de rh.
Nasceu da união das teorias fundamentais: Clássica, enfoque no aspecto formal, e relações humanas preocupadas com aspectos informais. Resultou num panorama teórico mais complexo de organização.
Os estruturalista dizem q ambiente é constituido pelas outras organizações q formam a sociedade.
Importante conhecer o ambiente e o objetivo para a sobrevivência no mercado. E a interação entre organização e seu ambiente é fundamental para a abordagem estruturalista.
A escola de relações humanas tinha foco somente nas pessoas e a cientifica somente na produtividade.
Tipologias das organizações formais, tem regras e normas; as informais tem pequena quantidade de regras.
O homem organizacional é aquele que desempenha diferentes papéis em diversas organizações. O homem organizacional reflete uma personalidade cooperativa e coletivista, flexivel, se adapta as constanstes mudanças. (Tolerância as frustrações, possui equilibrio emocional, em caso de conflito a organização vem em primeiro plano; capacidade de adiar recompensas).
Blau e Scott, apresenta tipologia das organizações baseado em quem se beneficia: 4 tipos
1- Beneficiário mutuos, próprios membros da empresa, sindicato cooperativa. 2-org de interesses comerciais, proprietarios e acionista, ex, sociedade anonimas e empresas familiares. 3-org.