Ergonomia
A ABORDAGEM ERGONÔMICA NO ESTUDO DAS
POSTURAS DO TRABALHO: O CASO DE UMA
FÁBRICA DE JÓIAS
THE ERGONOMICS APPROACH IN THE STUDY
OF THE POSTURES OF THE WORK: THE
CASE A JEWEL INDUSTRY
Gisele Beatriz de Oliveira Alves(1), Ada Ávila Assunção(2),
Micheline Gomes da Luz(3)
ALVES, G.B.O., ASSUNÇÃO, A.A., LUZ, M.G. Posturas do trabalho: o caso de uma fábrica de joias. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 13, n. 3, p. 111-7, set./dez. 2002.
RESUMO: O objetivo do artigo é discutir a prática da Terapia Ocupacional na avaliação das posturas adotadas pelos trabalhadores em situação real. Realizou-se um estudo ergonômico em uma fábrica de jóias, onde foram realizadas entrevistas abertas com os trabalhadores e gerentes, análises das posturas adotadas, descrição da duração dos ciclos de trabalho, e avaliação dos critérios informais e formais de qualidade na produção das peças. Os resultados colocam em evidência o caráter repetitivo do trabalho nos postos estudados, mas, cujos componentes são heterogêneos exigindo atenção e concentração. Essas funções cognitivas e outros determinantes influenciam as posturas adotadas. Discute-se ao final, o mito da postura ideal e os limites de uma prática da Terapia Ocupacional que não integre a análise do sentido das posturas adotadas em suas avaliações.
DESCRITORES: Estudos de avaliação. Terapia ocupacional/tendências. Postura. Engenharia humana. Entrevistas. Indústrias/classificação. Trabalhadores.
INTRODUÇÃO aumento e a recuperação do desempenho funcional dos indivíduos. Nos últimos anos, cresceu como especialidade no mundo todo, e, recentemente, tem sido
A
Terapia Ocupacional é uma disciplina cujos instrumentos, métodos e técnicas específicos visam a manutenção, o
(1)
Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Terapeuta Ocupacional. Mestre em Ergonomia.
(2)
Professora do