ergonomia
Os principais objetivos da ergonomia é proporcionar maior segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento com o sistema produtivo. Assim, ela procura reduzir a fadiga, o estresse, os erros e acidentes.
2. Que aspectos caracterizam os estudos percursores da ergonomia até a II Guerra?
A ergonomia surge após a II Guerra Mundial, quando falharam as tradicionais de resolução de conflitos entre o homem e a maquina. A ergonomia nasce com o objetivo pratico de segurança, satisfação e bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos. Os aspectos mais caracterizam os estudos precursores eram: Pela maior eficiência das máquinas; Por uma informatização casa vez mais difundida; Por uma automatização.
3. Trace um perfil dos conceitos tayloristas e os conflitos com os trabalhadores.
Taylor defendia: · Que o trabalho deveria ser cientificamente observado de modo que, para cada tarefa, fosse estabelecido o método correto de executá-la, com um tempo determinado, usando as ferramentas corretas. Deveria haver uma divisão de responsabilidades entre os trabalhadores e a gerência da fábrica, cabendo a esta determinar os métodos e os tempos, de modo que o trabalhador pudesse se concentrar unicamente a sua tarefa produtiva. Para ele, os trabalhadores deveriam ser controlados, medindo-se a produtividade de cada um e pagando-se incentivos salariais àqueles mais produtivos. Os trabalhadores resistiam desde o início à aceitação da cronometragem e dos métodos definidos pela gerência pois achavam que isso os oprimia. Eles reagiam as ideias que lhes eram impostas provindas do Taylorismo seguido pela Gerência da seguinte forma: descumprindo regras estabelecidas; desregulando máquinas; prejudicando intencionalmente a qualidade.
4. O que caracteriza a escola de relações humanas e como ela se difere do taylorismo?
Mayo pretendia investigar a influência dos níveis de iluminamento