ergonomia
Na Odontologia,a produtividade no consultório está relacionada com o fato de o profissional execute somente procedimentos irrecuperáveis e delegue poderes a equipe odontológica, para outros procedimentos mais simples e possa trabalhar simultaneamente em mais de um consultório.
Consequentemente irá obter uma alta economia, com uma boa eficiência e diminuição do cansaço do profissional, para a equipe e para o paciente, visando á “produção da saúde bucal”, sendo substituída uma odontologia arcaica por uma mais atual e produtiva, onde permite ao profissional a condição de ter melhores rendimentos, pagar melhores salários aos auxiliares e produzir serviços a um preço menor, aumentando a produtividade.
Produção é um valor absoluto, medida em quantidade e expressa em unidades. Já a produtividade é o numero de unidades de trabalho ou serviço produzidas numa determinada unidade de tempo. No entanto apresentará maior produtividade aquele que alcançar o maior número de unidades de trabalho em uma determinada unidade de tempo. Para saber a produtividade de um determinado profissional é feito um calculo com a seguinte fórmula:
P=N/T P = Produtividade.
N = Número de unidades de serviço ou trabalho, por exemplo, o número de restaurações.
T =Tempo utilizado para a realização dessas unidades. Podemos mencionar um exemplo de produção e produtividade na diferença entre um profissional formado e um acadêmico:
EXEMPLOS ACADÊMICO PROFISSIONAL FORMADO
TRABALHO FEITO 2 restaurações – 4 horas 8 restaurações – 4 horas
PRODUÇÃO 2 restaurações 8 restaurações
EXEMPLOS ACADÊMICO PROFISSIONAL FORMADO
TRABALHO
FEITO 2 restaurações – 4 horas 8 restaurações – 4 horas
PRODUTIVIDADE 0,5 restaurações por hora de