Ergonomia
Conteúdo 1
3.1. Solução do problema 4 6
6. Referências Bibliográficas 6
1. Introdução
A saúde de nossa coluna vertebral depende necessariamente da postura que utilizamos ao sentar-se, principalmente no ambiente de trabalho, onde passamos a maior parte das horas de nosso dia. É de importância fundamental que as pessoas possam trabalhar com os pés apoiados corretamente no chão. Nesse sentido, a cadeira utilizada deve oferecer todas as condições ergonômicas necessárias.
As cadeiras devem ter estas condições, aprovadas pelas normas do departamento de trabalho, e obrigatoriamente devem possuir as regulagens compatíveis com o uso. Cadeiras comuns oferecem as condições exigidas, mas, pensando no bem estar do usuário, as empresas fabricantes de cadeiras, têm cada vez mais aplicado e desenvolvido tecnologias eficientes para produzir cadeiras mais adequadas ao uso corporativo.
As empresas devem investir em melhorias contínuas no ambiente de trabalho com o objetivo de proporcionar conforto aos funcionários, garantindo a saúde e o bem estar.
2. Situação Encontrada
Em uma empresa de Call-Center trabalha aproximadamente 120 funcionários, sendo que cada um trabalha 40 horas semanais, repetindo á todo o instante os mesmos movimentos e sentados na mesma posição por várias horas.
Percebe-se que a empresa não adota um padrão para as cadeiras utilizadas nos ponto de atendimento (PA). Não respeitando ás normas e padrões especificados de acordo com a Transcrição da NR 17 – Ergonomia.
O departamento de recursos humanos desta empresa notou que 40% dos funcionários possuíam licenças saúde, devido á problemas na coluna e dores agudas causadas pela postura incorreta. Isto vem prejudicando o desempenho dos funcionários diariamente, causando um baixo rendimento operacional e a qualidade do atendimento ao cliente está insatisfatória.
3. Conseqüências
Ao ficar muito tempo sentado em