Ergonomia
1. Objetivo 2
2. Documentos de Referência 2
3. Pessoal Envolvido 2
4. Metodologia 2
4.1 Riscos Ergonomicos 2
4.2 Recomendações 3
5. Aplicabilidade 4
6. Definições 5
1. Objetivo
O objetivo da ergonomia é otimizar as interações do ser humano com suas atividades de forma integrada, promovendo eficácia, segurança, saúde e bem-estar do colaborador.
2. Documentos de Referência
NR 17 da Portaria do Ministério do Trabalho 3214
3. Pessoal Envolvido
Todos os Colaboradores
4. Metodologia
Entende-se como Ergonomia a visão de estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
4.1. Riscos Ergonômicos
Riscos ergonômicos são os fatores que podem afetar a integridade física ou mental do trabalhador, proporcionando-lhe desconforto ou doença.
São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.
Os riscos ergonômicos podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos e provocar sérios danos à saúde do trabalhador porque produzem alterações no organismo e estado emocional, comprometendo sua produtividade, saúde e segurança, tais como: LER/DORT, cansaço físico, dores musculares, hipertensão arterial, alteração do sono, diabetes, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlcera), tensão, ansiedade, problemas de coluna, etc.
Para evitar que estes riscos comprometam as atividades e a saúde do trabalhador, é necessário um ajuste entre as condições de trabalho e o homem sob os aspectos de praticidade, conforto físico e psíquico por
meio de: melhoria no processo de