ergonomia
CONCEPÇÃO DE POSTO DE TRABALHO
A aplicação da ergonomia pode ser dividida em 4 abordagens.
-Ergonomia de Correção:
A Ergonomia de Correção baseia-se principalmente na correção do posto de trabalho, modifi cando de forma restrita alguns elementos/componentes do posto de trabalho, tendo a sua efi cácia limitada. Podem ser alteradas a iluminação, as dimensões de alguns objetos ou estruturas, a temperatura, os ruídos ou ate a posição de alguns equipamentos
-Ergonomia de Concepção:
A Ergonomia de Concepção promove uma interferência maior no ambiente profi s- sional. Pode alterar o projeto da máquina, o sistema de produção, organização do trabalho ou até a formação de pessoal. Pode ser subdividida em duas:
Preventiva
•
– vai atuar no projeto do posto de trabalho. Talvez seja a aplicação da ergonomia mais indicada, pelo fato de o posto ainda estar em planejamento e sua construção ocorrer de forma “ergonômica”.
Corretiva
•
– quando há grandes alterações num posto de trabalho já existente. Essa intervenção pode provocar grandes despesas, pois pode ser necessário parar a produção para realizar as mudanças.
Ergonomia de Conscientização:
A Ergonomia de Conscientização pretende ensinar o t rabalhador a usufruir dos benefícios do posto de trabalho, da postura, do uso correto dos mobiliários e equipamentos, mostrar a importância da pausa e da ginástica laboral, além de ajudá-lo a entender como o seu corpo pode ser afetado pela atividade profi ssional. Este procedimento necessita de persistência e motivação
-Ergonomia Participativa:
A Ergonomia Participativa, na maioria das vezes, é estimulada pela presença de um
Comitê Interno de Ergonomia (CIE). Este comitê contém representantes da empresa e dos funcionários e se utiliza de algumas ferramentas da ergonomia de conscientização para que haja melhor usufruto do projeto ergonômico. Este tipo de abordagem ocorre com a interação entre as citadas anteriormente.
1- Ergonomia