ergonomia
Qual deve ser a postura dentro do ambiente de trabalho? Como conviver diariamente com equipamentos que podem prejudicar ou facilitar nosso trabalho?
A Ergonomia estuda e analisa aquilo que prejudica e melhora o seu rendimento e criando métodos eficazes e inovadores para melhorar ainda mais as condições do ser humano em seu ambiente de trabalho.
A Ergonomia
Definição
Derivada das palavras gregas ERGON (trabalho) e NOMOS (leis, regras, normas), ou seja, NORMAS PARA O TRABALHO. O termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez, em 1857,pelo polonês W. Jastrzebowisk, que publicou um artigo intitulado: “Ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciência da natureza”. Os primeiros estudos sobre o homem em atividade profissional foram realizados por engenheiros, médicos do trabalho e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento.
Há vários conceitos para definir ergonomia, estes são alguns:
Wojciech Jastrzebowski (criador do termo):
“A ergonomia estuda as relações do homem durante o trabalho com o seu ambiente natural”.
Murrel K.F (1949)e (1972):
É o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário para os engenheiros conceberem ferramentas, máquinas e conjuntos de trabalhos que possam ser utilizados com máximo conforto. A ergonomia é uma tecnologia e não uma ciência, cujo objetivo é a organização dos sistemas homens-máquina.
International Ergonomics Association (IEA)
“É o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho”.
Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO)
“É uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de melhorar o bem estar humano e o desempenho global do sistema”.
Definição de OIT:
É a aplicação das ciências biológicas humanas e o ajustamento mutuo ideal entre o homem