Ergonomia
O objetivo da ciência da ergonomia nas empresas é encontrar o melhor ajustamento entre o trabalhador e as condições do trabalho. A ergonomia tenta trazer soluções para certificar que o trabalhador permaneça seguro, confortável e produtivo. Apesar do conceito de ergonomia nas empresas parecer relativamente recente, suas ideias existem há muitos anos. Por exemplo, em 1894 um andaime dois níveis foi desenvolvido nos Estados Unidos para os trabalhadores a fim de reduzir o encurvamento dos pedreiros ao trabalhar. Esse novo sistema de andaime foi desenhado com o objetivo de elevar a produtividade dos trabalhadores ao reduzir o tempo gasto em posições inconvenientes.
A ergonomia nas empresas olha para:
1. Habilidades físicas do corpo humano.
2. Limitações do corpo humano.
Em conjunto com:
1. Tarefas do trabalho.
2. Ferramentas, equipamentos, e materiais.
3. Ambiente de trabalho.
Trabalho em computador
O trabalho em computador quando executado por muitas horas seguidas pode vir a provocar problemas como fadiga ocular e intelectual, dores musculares e tendinites, quando não adotamos hábitos saudáveis, como por exemplo, a adoção de uma postura incorreta. Abaixo alguns procedimentos que devem ser seguidos a fim de evitar estes problemas:
1. Uma boa postura é fundamental para diminuir a fadiga muscular e visual. As costas devem ser bem apoiadas pelo encosto da cadeira; os ângulos entre os antebraços e os braços e entre as pernas e o tronco devem ser de 90º. Posicione-se entre 45 a 70 centímetros do monitor, fazendo com que esteja a um ângulo entre 10 a 20º. Regule sua altura, deixando-o ligeiramente abaixo (15 a 20 graus) da altura dos olhos para evitar a tensão no pescoço. Podemos utilizar suportes de monitor ou mesas dinâmicas que permitem a regulagem.
2. A posição dos pés também é uma recomendação importante para o relaxamento da musculatura e para melhorar a circulação sanguínea nos