Tecnologia gwt
1INTRODUÇÃO 3 1.1 Objetivos 6 1.1.1 Objetivo geral 6
1.1.2 objetivos específicos 6
1.2 delimitações do estudo 7
1.3 Estruturas do trabalho 7
1INTRODUÇÃO
Sistemas de software estão inseridos em nosso cotidiano há muito tempo. Neste princípio, haja visto o baixo nível de maturidade das tecnologias da época, a maioria das aplicações eram utilizadas apenas por profissionais que detinham alto nível de conhecimento técnico. Atualmente, nota-se que milhões de pessoas interagem diretamente com estas aplicações. Este grande crescimento de usuários aconteceu devido a um gigantesco avanço tecnológico, proporcionando facilidade e comodidade na utilização destas aplicações.
Por volta da década de 60, estabelecendo os primeiro computadores, surgiram os Mainframes. Estes computadores eram acessados por meio de cartões perfurados e terminais “tela verde”. Os terminais disponibilizavam uma interface baseada em texto para interagir com a parte servidora da aplicação. Estas características não permitiam uma interatividade rica com a aplicação. Entende-se por riqueza o modelo de interação que a aplicação cliente oferece ao usuário. De acordo com Smeets et al., 2009, um modelo rico de interação com o usuário é o que oferece suporte para uma variedade de métodos de entrada e que responde intuitivamente e dentro de um prazo razoável. Características como providenciar meios diferentes de interação (utilização do teclado e o mouse para navegação, edição inline e técnicas de arrastar e soltar) e retorno visual (mudança do formato do cursor, anúncios em cores diferentes e exibição de botões e janelas em destaque) são exemplos de modelos ricos de interações.
Além de fornecerem uma interatividade pobre, os Mainframes não conseguiam fornecer respostas rápidas, uma vez que o terminal deveria esperar a resposta para cada requisição realizada. Outras características como o elevado custo de manutenção, falta de documentação, baixa escalabilidade e baixa portabilidade também fizeram