Ergonomia Revista Wired
Aluno:Gabriel Acacio dos Santos
Curso: Design Gráfico Noturno
Disciplina: Ergonomia
Período: 4o Semestre
O artigo mostra um estudo de caso sobre a revista Wired Magazine e apresenta as diferenças nas mídias através da influência de tecnologia. O autor relaciona principalmente três mídias: a impressa, a internet e as tablets e busca estudar o impacto no diálogo do leitor através da comparação entre eles.
São abordadas as diferenças do diálogo entre o leitor e a notícia, por exemplo: na mídia impressa predomina a linearidade da narrativa, um discurso temporal com hierarquias bem definidas entre os conteúdos pressupondo uma sequência, já na internet, você possui um índice (homepage) que coloca todos os conteúdos a disposição para que o leitor escolha o próprio conteúdo, assim transmitindo mais liberdade neste contexto. Outra diferença importantes é a Multimidialidade que as mídias digitais possuem, hoje existe uma mistura de formatos (imagem texto e som) que convergem em uma narrativa mais completa por ter mais suporte ao leitor.
A interatividade no contexto das mídias jornalísticas possibilitam um diálogo direto entre o leitor e a notícia, as possibilidades e o suporte para interatividade nos meios digitais são maiores (e cada vez criam um diálogo mais direto) tornando possível a sensação do usuário participativo, isto é, ele se sente parte do processo.
O hipertexto é uma parte importante das mídias digitais é uma forma de textos e relações entre eles que dá possibilidade de interação com o usuário, ele pode acessar um vídeo uma imagem ou um som através de um link, ele também pode mudar de página e ver outros conteudos. Hoje com a internet móvel e com a velocidade da tranmissão de informação, ficou cada vez mais rápida a comunicação da narrativa jornalística. Na análise são pontuados os aspectos semelhantes e diferenças entre a versão