ergonomia prote o rev1
3668 palavras
15 páginas
1. Introdução. O uso do EPI está relacionado com a segurança comportamental, que é um termo que se refere à aplicação dos conhecimentos científicos da Psicologia Comportamental nas questões de segurança no trabalho.
Mas não e só o uso do EPI que vai salva o colaborador de um acidente, mas sim seu comportamento seguro, e cautela de executa determinado serviço na obra. A segurança Comportamental vem se juntar aos esforços despendidos por várias áreas do conhecimento humano para o trato das questões de segurança. Não se pode se prevenir só com EPI, mas usando a prevenção para que não haja acidentes na obra. É uma intervenção ampla que mostre aos colaboradores como executa o serviço desejado com máxima eficiência e sem risco tende a envolver todos os colaboradores da obra para o risco de acidentes. Quanto à nível de gerencia para que todos se sintam responsáveis pela segurança, de tal forma que a atuação dos funcionários passa a ser pró-ativa, em vez de reativa.
A utilização de EPI aplicável e qual tipo de serviço tanto em casa como em obras de pequenos, médio e grande porte.
Listado a baixo 29 itens de proteção e suas funcionalidade e normas que demostra como utiliza-lo corretamente.
2. Equipamentos de proteção individual:
Os equipamentos de proteção são divididos por:
Proteção de cabeça;
Proteção de olhos e face;
Proteção auditiva;
Proteção respiratória;
Proteção de tronco;
Proteção de membro superior;
Proteção de membro inferior;
Proteção de corpo inteiro;
Proteção contra quedas.
2.1 Proteção de cabeça
2.1.1 Capacete para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio.
Figura 1 Capacete de proteção
Conforme a NBR 8221: 2003, equipamentos usado para proteger a cabeça, constituído essencialmente por casco rígido e suspensão. A utilização dos capacetes de proteção é a forma mais simples e eficiente para minimizar os danos causados por acidentes com impactos na região da cabeça. Porém para cada atividade específica existe um