Ergonomia postura, qualidade de vida no trabalho
1. ERGONOMIA 5
2. TRABALHO E CONDIÇÕES DE TRABALHO 6
3. ERGONOMIA E SISTEMA DA QUALIDADE 7
4. IMPORTÂNCIA DESSA RELAÇÃO PARA O DIA-A-DIA 7
5. O AUXÍLIO CIENTÍFICO 8
6. APLICABILIDADE DA ERGONOMIA 8
7. POSTURAS 9
8. ESTUDO DAS POSTURAS 9 8.1 RISCO DE DORES 10
9. COLUNA VERTEBRAL 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
Ergonomia é um termo usado para indicar a adaptação mútua dos integrantes do sistema homem-máquina. Não há limites definidos para a enorme abrangência do assunto, já que podem ser englobados neste título, desde as medidas que podem ser feitas para prevenir as dores de coluna por fadiga da musculatura dorsal, até o que pode ser feito para prevenir os grandes acidentes.
Portanto, levando-se em consideração estes aspectos ergonômicos, optamos por fazer um trabalho para conscientizar a importância de ter uma boa postura, trazendo qualidade de vida para o trabalho.
Abordaremos as definições de ergonomia: divisão aplicação, trabalho e condições de trabalho, postura estática e dinâmica, lombalgias e coluna vertebral.
1. ERGONOMIA
Ergonomia ou human factors (fatores humanos) ou human factors & ergonomics (fatores humanos e ergonomia), expressões pelas quais é conhecida nos Estados Unidos da América, é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos, maquinas e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
A ergonomia baseia-se em muitas disciplinas em seu estudo dos seres humanos e seus ambientes, incluindo antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia.
A Associação Internacional de Ergonomia divide a ergonomia em três domínios de especialização são elas:
Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física e