Eratóstenes
Quando tinha seis anos, foi para escola, naquele tempo se chamava ginásio. Todas as manhãs ia para o ginásio levado por um escravo da família. No ginásio não havia carteiras, nem papel, nem lápis. Meninas nem pensar. Elas ficavam em casa aprendendo a cozinhar e a tecer. Os alunos usavam estiletes para escrever em placas de cera. (LUNAZZI, VINAGRE ano)
Eratóstenes era um bom aluno, se destacava em matemática e adorava geografia. Quando terminou o ginásio se mudou para Atenas, capital da Grécia e lá continuou a estudar, dando ênfase a filosofia, matemática e ciências. Muito organizado, gostava de fazer listas.
Era uma boa maneira de organizar as informações de modo que fossem úteis também as outras pessoas. Fez umas listas de todas as datas importantes da Grécia, uma lista de todos os vencedores dos jogos olímpicos (LUNAZZI, VINAGRE ano).
Este foi o primeiro passo para Eratóstenes começar a escrever, assim, escreveu livros sobre comédia, história e sobre constelações e dessa forma seu nome começou a ser conhecido. Com 30 anos foi convidado por Ptolomeu III, rei da Grécia para dar aulas particulares para seu filho em Alexandria. Proposta essa muito interessante, pois Alexandria era o melhor lugar para se pesquisar na época, pois lá se encontrava uma grande biblioteca. Não demorou muito para que seu talento fosse notado, se tornou bibliotecário chefe e assim ficou mais fácil pesquisar sobre assuntos de seu interesse. Com a vontade de escrever um livro sobre geografia, sua intenção agora era reunir dados, mas para ele seu livro não estaria completo sem o valor da medida da circunferência da Terra. Na época já se sabia que a Terra