Era Viking
Ocorreu entre os anos de 800 à 1050 d.C., durante a pré-história Escandinava, constituindo a última fase do período Idade do Ferro.
Abrangendo os países nórdicos (Dinamarca, Noruega e Suécia), a Era Viking teve seu fim quando a civilização e o cristianismo adentraram aos países nórdicos, consequentemente consolidando os reinos destes e guiando-os a uma nova forma de comércio.
Exploração Nórdica
O processo de colonização viking teve início no Nordeste do Mar Báltico, durante os séculos VI e VII. Após trafegaram pelos rios da Rússia, onde edificaram fortalezas ao longo do trajeto, com o intuito de protegerem-se de possíveis adversários. Exploraram também a região da Normandia e da Inglaterra, além do litoral de Portugal, Espanha, Itália e Sicília, bem como porções da Palestina. Contudo, deixaram importantes contribuições na história da navegação, tecnologia marítima, colonização(edificação e desenvolvimento de cidades) e comércio.
Embarcações Nórdicas
Drakkar é nome genérico, pelo qual as embarcações viking são conhecidas. Este termo significa dragão, sendo uma característica marcante dos navios vikings, a cabeça de um dragão na proa. Estas embarcações eram feitas para navegar por águas rasas e profundas. Todos os passageiros ocupavam as posições dos remos e sentavam-se em suas bagagens. O piloto ficava na popa e sua função era ordenar as direções. O Drakkar normalmente possuía duas velas, sendo uma redonda e outra triangular, tendo estampas de listras ou xadrez, nas cores de verde, azul, vermelho e branco.
Knorr era um tipo de barco viking, o qual era esguio e comprido, com uma única vela e remos nas laterais. Sua forma era um ótimo truque de engenharia naval, pois ao invés de perfurar as ondas violentas, durante as tempestades, deslizava sobre elas. Normamente seu comprimento era de 16 metros e sua largura de 4 à 5 metros e sua capacidade de carregamento de 15 toneladas. A construção deste tipo de embarcação era constituída por madeiras de carvalho,