Era Vargas
República Velha.
A República Velha teve início em 1894, com o governo de Prudente de Morais, representante da oligarquia cafeicultora da região sudeste do Brasil. Esta fase terminou em 1930, após a Revolução de 1930, golpe de estado que levou Getúlio Vargas ao poder.
Principais características:
Política do café com leite: foi a alternância na presidência da República de políticos paulistas e mineiros.
Fraudes eleitorais: como o voto era aberto e o sistema eleitoral facilmente manipulado pelos políticos, era comum as fraudes eleitoras, feitas sempre para beneficiar os candidatos apoiados pelos grandes proprietários rurais.
Início do processo de industrialização do país. Formação da burguesia industrial urbana e do operariado, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Política dos Governadores: espécie de acordo feito entre os governadores de estados e o presidente da República, dando sustentação política ao presidente.
Revolução De 1930.
Foi um movimento de revolta armado, ocorrido no Brasil , que tirou do poder, através de um Golpe de Estado, o presidente Washington Luiz. Com o apoio de chefes militares, Getúlio Vargas chegou à presidência da República.
A política do café com leite gerava descontentamento em setores militares (tenentes) que buscavam a moralização política do país. Nas eleições de 30, era a vez de Minas Gerais indicar o candidato a presidência, porém os paulistas apresentaram a candidatura de Júlio Prestes, que venceu com indícios de fraude, em cima de Getúlio Vargas (apoiado por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba).
Em julho do mesmo ano, o vice-presidente de Getúlio Vargas, o paraibano João Pessoa, foi assassinado. A Crise de 1929 contribuiu para o clima de insatisfação popular com o governo de Washington Luiz (então presidente), sua situação era crítica, porém o mesmo não pretendia renunciar ao poder. Então, chefes militares do Exército e Marinha depuseram o presidente, instalaram uma junta militar que, em