Era Vargas
Resumo: Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, enfrenta a Revolução Constitucionalista e governa por decretos lei. Criou a Ordem dos advogados Brasileiros, a Corte de Apelação do distrito Federal. Devido às forças opostas e para manter o poder estabelece a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937. Instituiu o salário mínimo, a Justiça do Trabalho (1939), novos ministérios, voto secreto. Temendo um golpe, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. A consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT, e os direitos trabalhistas foram instituídos seu governo, devido á essas realizações, gerou a visão de Vargas como pai dos pobres. Foi odiado por uns e amado por muitos, porém isso é de pouca importância, pois visamos relatar as obras que ele realizou no âmbito jurídico. Nos valendo apenas relatar que sua vida foi dedicada ao Brasil e que muitas de suas leis são vigentes até hoje.
Introdução: Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/04/1882, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24/08/1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Recebeu o grau de Bacharel em 1907, mas não praticou advocacia, aos 24 anos seu pai lhe assegurou um cargo de segundo promotor publico. Foi governador, após um acordo político nomeou Getúlio como Ministro da Fazendo Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Foi quem mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos.
Desenvolvimento:
1. A Revolução de 1930 e o Governo Provisório Da Proclamação ao inicio da década de 20 no século XX, a República foi a expressão da oligarquia dos grandes fazendeiros. São Paulo e Minas Gerais dominavam o cenário político em nível federal com a política “café com