era vargas
A Era Vargas é período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos sem interrupções (de 1930 a 1945). Essa foi uma época de mudanças na história do Brasil, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas. Nos períodos entre 1935 a 1945 podemos ressaltar alguns acontecimentos a seguir:
Revolta mineira (1935-1936):
A nova constituição de Getúlio vargas traz novidades como o voto secreto, o ensino primário obrigatório, o voto feminino e diversas leis trabalhistas. O voto secreto significou o fim do voto aberto na República Velha, quando os coronéis tinham a oportunidade de controlar os votos. Essa nova constituição agradou a elite paulista porém os mineiros ficaram insatisfeitos. Ela não auxiliava um estado que estava em crise, desde o fim da Oligarquia Café-com-Leite, isso gerou revolta, por parte da elite e também dos trabalhadores que estavam sem trabalho nas cidades e fazendas. A revolta consegue deter a guarda nacional por uma ano e faz uma constituição contrária a de Getúlio Vargas, porém, após um ano o Brasil retoma o poder e a revolta junto com sua constituição é desfeita.
Estado novo (1937-1945):
A constituição de 1937, que criou o "Estado Novo" getulista, tinha caráter centralizador e autoritário. Ela suprimiu a liberdade partidária, a independência entre os três poderes e o próprio federalismo existente no país, Vargas fechou o Congresso Nacional e criou o Tribunal de Segurança Nacional. Foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), com o intuito de projetar Getúlio Vargas como o "Pai dos Pobres" e o "Salvador da Pátria".
Segunda Guerra mundial, decadência e fim da Era Vargas:
Getúlio Vargas simpatizava com os ideais nazi-fascistas, e os Estados Unidos com medo de o Brasil tomar uma posição apoiando os nazistas ofereceram a construção de uma usina em Volta Redonda com um empréstimo no valor de 20 milhões de dólares. No ano seguinte os (EUA) entraram na guerra e o Brasil se