Era Vargas
Política
- Nova constituição - Voto secreto, obrigatório e direto. - Voto para mulheres(exceto analfabetos). - Criação da Justiça Eleitoral. - Corporativismo(medidas para o beneficio de apenas um segmento da sociedade/usado, muitas vezes, para manipular a população). - Confirmação das leis trabalhistas . - Mandato presidencial de 4 anos. - Intervenção do Estado na exploração de minérios.
- São criadas 2 correntes políticas com a ambição de chegar ao poder.
- AIB (Ação Integralista Brasileira). - Baseado nas ideias fascistas empregadas na Itália (anti-comunista). - Líder: Plínio Salgado. - Faziam o “trabalho sujo” para o governo, assassinando e torturando comunistas. - Buscavam um Estado centralizado, totalitário e composto por um só partido político(eles mesmos).
- ANL (Aliança Nacional Libertadora) - Composto por simpatizantes da esquerda em geral. - Líder: Luís Carlos Prestes - Defendiam as liberdade individuais(muitas delas retiradas por Getúlio), não pagamento da dívida externa, reforma agrária e nacionalização de empresas estrangeiras.
- A ANL foi tornada ilegal em julho de 1935 uma vez que Vargas não permitiria movimentos de cunho comunista no Brasil, pois não queria ser tirado do poder.
- Intentona Comunista (novembro de 1935) - Tentativa de golpe comunista pelos membros da ANL - Os líderes foram presos.
- Em 1937, um ano antes das eleições presidenciais, Getúlio anunciou um falso plano comunista, Cohen, que teria como objetivo tomar o poder. Com o apoio da população, fechou o congresso, suspendeu as eleições e declarou estado de emergência, para que pudesse desmantelar o suposto plano. Com isso, se manteve no poder até 1945.
Sociedade
- Insatisfação da população não favorecida pela nova constituição, gerando, por exemplo, a Revolta Mineira de 1935.
Economia
- Crescentes investimentos na industrialização, gerando mais capital e mais indústrias.
- Grande investimento em