era vargas
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
José Maria Monteiro RA: 3330537925 Daniela Silvana RA: 3341549620 Silmara De Fátima RA: 2323394689 Alessandra Cristina Silva RA: 3314518388 Telânia faria Ra: 2330427566
A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE
Trabalho de Sociologia da Educação, apresentado à Professora Mariciane Moraes Nunes, da Faculdade Anhanguera Uniderp, polo de São José dos Campos SP. Para fins de avaliação nesta disciplina do curso de pedagogia.
São José dos Campos
2012
A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE: Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber foram os primeiros a estudarem Sociologia, em consequência, a sociedade e as relações dos seus indivíduos, que observada sob a ótica de cada um deles foi conceituada diferentemente.
Durkheim, influenciado pelo Positivismo de Comte via a sociedade como um corpo em funcionamento, onde os indivíduos compõem a parte e a sociedade ou todos estes, encontram-se sujeitos às determinações que o social os impõe (regras criadas pelos homens que são aceitas por todos). Então, de acordo com ele a sociedade não se transforma se conforma; não há motivo para que os fatos aconteçam, pois são coercitivos.
Marx procurava compreender o funcionamento da sociedade capitalista, e a via como relação entre os indivíduos para produzir. Centrado no conflito das relações de produção (empresários x trabalhadores) buscava o despertar da sociedade para a desalienação, uma vez que os indivíduos trabalhavam, mas não tinha acesso à riqueza.
Usou conceitos como modo de produção, mercadoria, trabalho, mais-valia, alienação; e acreditava na negação da sociedade capitalista, que com o passar do tempo se