Era uma Vez Sophie la Girafe

491 palavras 2 páginas
Era uma vez Sophie la Girafe

Ainda hoje, a empresa Vulli, situada em Rumilly, em Haute-Savoie, conserva zelosamente o segredo de fabricação de seu brinquedo fenômeno, uma pequena girafa em borracha de 18 cm, posta em produção em 25 de maio de 1961, dia de Santa Sofia, daí a origem de seu nome. Seu sucesso foi imediato. Fabricada à base de borracha de seiva (látex) de seringueira 100% natural, desde esse dia, Sophie la girafe é fabricada artesanalmente em Rumilly, e deve sempre passar por catorze operações manuais.

Símbolo do "made in France", vendido há mais de cinquenta anos em mais de 50 milhões de exemplares, o célebre brinquedo fabricado por Vulli está presente em 59 países no mundo, realizando 64% de seu volume de negócios na exportação, principalmente nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Japão, China e Rússia. Um mercado de exportação em forte crescimento, que deverá subir acima dos 70% do volume de negócios, com a abertura no México e na Turquia este ano e na Índia no próximo ano.

Em 2009, Sophie la Girafe foi eleito produto do ano pela Astra, a maior associação de varejistas de brinquedos dos EUA, pelo seu programa de qualidade. Extremamente popular nos Estados Unidos apesar do preço de venda rondar os 25 dólares – os brinquedos semelhantes têm um preço médio de 5 dólares –, Sophie la Girafe vende-se em média a menos de 10 euros no mercado francês, onde ela é produzida.

Meccano Made in Calais

Criada em 1907, a Meccano representa uma marca de culto intemporal. Implantada em Calais desde 1959, a empresa emprega atualmente uma centena de pessoas. Com a marca Erector, dedicada ao mercado americano, e Meccano para o resto do mundo, o grupo está presente em mais de 50 países e realiza 70% do seu volume de negócios na exportação.

Uma grande parte do catálogo Meccano é atualmente fabricada na França, na usina histórica de Calais. Enquanto 60% de seus brinquedos eram fabricados na China, após uma reformulação de seu equipamento

Relacionados