era daindustrialização
As mudanças e transformações no cenário Mundial; Desde o surgimento da humanidade sucedem-se os desdobramentos da atividade laboral do ser humano. São sempre bem definidos quem trabalha pra quem, quem guerreia pra quem, quem é o chefe e quem obedece. Após a revolução industrial surge o conceito atual do trabalho, aplicado até hoje, mesmo diante diversas mudanças ocorridas.
O século XX nos trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, suas administrações e comportamentos. Foram essas mudanças que criaram uma base para que surgisse de forma mais intensa a administração de pessoas.
Nesse período o mundo vivenciou 03 grandes eras organizacionais: A Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclássica e a Era da Informação.
Era da Industrialização Clássica: Esse período é compreendido entra a revolução industrial até meados dos anos 50. A maior característica desse período foi a intensificação do fenômeno da industrialização em amplitude mundial e o surgimento dos países desenvolvidos, conhecidos também como países industrializados. Nesse período, diante de crises e prosperidade as empresas adotaram uma estrutura burocrática e centralizador com ênfase na departamentalização funcional e centralização de decisões no centro das hierarquias. O ambiente das organizações era conservador. O modelo organizacional baseava-se em um desenho mecânistico típico da lógica do sistema fechado.
Durante essa era as pessoas eram consideradas recursos de produção como qualquer outro recurso, como máquinas por exemplo.
As pessoas não tinham seu grande valor, eram sim valorizado a qualidade e o baixo custo.
Era da Industrialização Neoclássica; Inicio após a 2ª Guerra Mundial, quando o mundo começou a mudar com maior rapidez e intensidade. As transações comerciais passaram de local para regional; de regional para internacional; tornando-se cada vez mais dinâmica, menos