era da informação
Era da Informação (também conhecida como Era Digital) é o nome dado ao período que vem após a Era Industrial, mais especificamente após a década de 1980 embora suas bases tenham começado no princípio do século XX e, particularmente, na década de 1970, com invenções tais como o microprocessador, a rede de computadores, a fibra óptica e o computador pessoal.
A globalização não é um processo exclusivamente econômico. O final do século XX e o início do século XXI marcam o começo do que está sendo chamado de era da informação. Trata-se de uma época histórica na qual as informações são transmitidas para o maior número de pessoas e empresas de uma forma quase instantânea. Em nenhum outro período da História as pessoas tiveram acesso a tantas informações.
A era da informação caracteriza-se pelo uso cada vez mais intenso e amplo do computador, individualmente ou em rede. Milhões de informações circulam hoje com enorme rapidez por meio de cabos telefônicos, satélites artificiais e de fibras ópticas, interligando computadores de cidadãos e de empresas do mundo inteiro. Por isso a palavra rede (net) tornou-se um dos símbolos do nosso tempo.
Ela equivale à informação e comunicação.
Internet, a Rede de Computadores.
A maior rede de computadores do mundo é a INTERNET. Ela foi criada em 1969 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com o nome de arpanet. Depois foi aberta a todos os interessados, e o governo norte-americano se afastou de seu gerenciamento. Com isso, ela cresceu muito e se estendeu a outros países. Atualmente, pessoas e empresas do mundo inteiro estão ligadas à internet. Em 2008, mais de 1 bilhão de pessoas utilizavam esse recurso. Universidades, museus, bibliotecas, fundações, empresas e pessoas criam programas por meio dos quais os usuários da internet têm acesso aos riquíssimos acervos digitalizados de obras de arte, às informações científicas, aos livros de bibliotecas, etc. As reproduções de obras de arte, páginas de livros