eqwirjwe0r
365 palavras
2 páginas
As naftas podem ter destinos idênticos ao do GLP, segundo sua utilização como produtos finais, armazenados em tanques cilíndricos, ou intermediários, sofrendo tratamento cáustico subseqüente, ou ainda como corrente de alimentação à unidade de reforma catalítica, quando o objetivo é a obtenção de gasolina de melhor octanagem. Nas unidades de destilação, também podem-se encontrar a torre estabilizadora de nafta leve e a torre de fracionamento de nafta.Na primeira, nafta leve não-estabilizada, proveniente da torre de pré-Flash, é separada em correntes de GLP e nafta leve estabilizada, a qual normalmente compõe as correntes de gasolina na refinaria. Na segunda, a nafta leve estabilizada éusada como carga para produção de outras naftas mais leves,comercializadas como cargas para unidades petroquímicas ou solventes.
Nafta leve e GLP são produtos de topo, condensados e separados fora da torre. Como produto de fundo, obtém-se o resíduo atmosférico, do qual ainda se podem extrair frações importantes.
A reformação ou reforma catalítica tem como objetivo transformar a nafta rica em hidrocarbonetos parafínicos em hidrocarbonetos aromáticos (nafta de reforma).
Este processo de aromatização de compostos parafínicos e naftênicos visa primordialmente à produção de gasolina de alta octanagem e produtos aromáticos leves (BTX’s) de elevada pureza para posterior utilização na indústria petroquímica.
Seção de Reformação: A nafta pré-tratada recebe uma carga dehidrogênio e passa por uma bateria de fornos e reatores, onde sepromovem diversas reações.
Craqueamento catalítico: é a quebra de moléculas com a utilização de catalisadores, para transformar as frações mais pesadas em outras, mais leves. Os produtos obtidos neste processo são: Gás combustível, Nafta, óleo leve; óleo decantado.
PROCESSOS DE TRATAMENTO
TRATAMENTO CÁUSTICO
Como carga, trabalha-se apenas com frações leves: gás combustível, GLP e naftas.
Transporte
No Brasil, a nafta é a principal matéria-prima da