Equipe
O que aconteceu? Os seguidores foram embora. Todos que faziam parte de grupos, abandonaram Jesus porque a palavra que receberam era dura. Então, que já fique claro para você, líder de 12, que diante de uma palavra que não agrada, os que são apenas seguidores e os que fazem parte de grupos isolados, não permanecem. Isso acontece porque há pessoas que se intitulam discípulos, mas não são.
Quando somos discípulos, quando entendemos a aliança de caminhar em equipe, conhecemos a persistência e nos esforçamos para permanecer na chamada ainda que e apesar de... Sabemos que existem momentos difíceis, mas buscamos ser indesistíveis.
Os verdadeiros discípulos são aqueles que sabem passar as horas boas com o mestre, com o líder, mas que entendem que, fundamentalmente, o êxito deles como discípulos consiste, principalmente, em saber passar as horas ruins com o mestre e com a equipe. Isso é provado no caráter do discípulo que descobre o potencial de caminhar em equipe.
Naquele dia específico, Jesus chegou a revelar que um deles era diabo. Mas João, o autor do Evangelho que estamos utilizando neste estudo, escreve que Ele se referia a Judas Iscariotes, aquele que iria traí-lO. E não podemos nos esquecer de que Judas Iscariotes era um dos 12, um dos discípulos de Jesus. Ele caminhava em equipe com a mentalidade de grupo, fazendo rotas isoladas.
Também quero ressaltar que, em momento algum, encontramos, no Evangelho de João, Jesus dizendo que o diabo era Judas. Essa é a interpretação de João. Neste momento, talvez você esteja preocupado, tentando buscar descobrir se você está à frente de um grupo ou de uma equipe. Saiba que o tempo mostrará o fruto do seu penoso trabalho. Porém, que fique claro que, independente da postura errada de alguns, dos laços que estes deixam enredar o coração, eu e você não temos o direito de caçar, pesquisar diabos na equipe.
Você precisa formar uma equipe e não um grupo! Mas, não terá como evitar que se, porventura, alguns