Equipamentos e vidrarias mais utilizados em um laboratório
00
531622025400
00
E S T A D O D E G O I Á S
Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso: Química Licenciatura
Disciplina: Química Orgânica Experimental I
Prof. Willian M.
Aula no 01
Funções das vidrarias e equipamentos de um laboratório químico
Acadêmica:
Anna Kelly da Costa Diniz
Anápolis, 30 de Setembro de 2014.
1. INTRODUÇÃO
A química é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e reatividade. Os princípios fundamentais em que a química se apoia são baseados em fatos experimentais, razão pela qual o estudante deve dedicar grande parte de seu esforço de aprendizagem a aperfeiçoar-se em métodos de execução de trabalho experimental, e para isso, é fundamental que possua noções de como utilizar vidrarias e equipamentos em um laboratório de química.
As vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, elas devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado nelas é mais trabalhado que os de outros vidros quaisquer, assim sendo mais caros, obviamente. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseamento das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.
A seguir as vidrarias e equipamentos utilizados em um laboratório químico e suas funções:
1.BÉQUER: É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc. Também pode ser aquecido utilizando o bico de Bunsen em conjunto com a tela de amianto.
2.BURETA: É um equipamento calibrado para medir o volume de líquidos precisamente. Ela é graduada em décimos de milímetro e é