Plano de aula - Aulas práticas e a possibilidade de enculturação científica
Aula-tema: Aulas práticas e a possibilidade de enculturação científica.
Esta atividade é importante para que você desenvolva seu manual tendo em vista a pesquisa de três experimentos previamente selecionados pelo professor. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Teste da caneta preta (Cromatografia em papel)
Você vai precisar de:
Tesoura sem ponta;
Filtro de papel;
Caneta hidrocor preta;
Água;
Xícara ou caneca.
Modo de fazer:
Corte um círculo no filtro de papel, do tamanho da palma de sua mão. Com a caneta preta, desenhe uma linha sobre o círculo, na posição indicada na foto abaixo. Coloque um pouco de água no fundo da xícara – apenas o suficiente para cobrir a extreminada do papel abaixo da linha. Curve o círculo de papel para que caiba na xícara e tenha certeza de que a extremidade do círculo está dentro da água.
Conclusão
Você deve ter observado que a água vai sendo puxada para cima pelo papel e quando ela atinge a linha preta...Aparecem cores diferentes. Deixando o papel na água até que as cores cheguem ao topo do círculo.
A tinta de muitas canetas é feita de pigmentos coloridos e água. Quando se desenha a linha no filtro de papel, a água da canetinha hidrocor (hidro vem de água), imprime os pigmentos da tinta no papel. Os pigmentos de cores diferentes são carregados pela água com velocidades diferentes, por causa do tamanho das suas moléculas e da sua capacidade de dissolver na água. Assim, a tinta preta se separa revelando as cores que antes estavam misturadas no preto. Essa técnica de separação de cores de chama cromatografia.