Equipamentos de Proteção Coletivo
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
BRUNA R.
FELIPE P.
FERNANDA S.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA
Novo Hamburgo
2014
O que são EPC’s?
Os EPC’s, Equipamentos de proteção coletiva, são todos dispositivos de uso coletivo, que servem para evitar acidentes, protegendo a integridade física de qualquer trabalhador que se encontra no local.
Diferentemente dos EPI’s, que são utilizados individualmente e em alguns casos trazem algum incomodo ao trabalhador, os equipamentos de proteção coletiva tem ênfase na proteção de várias pessoas, o que acarreta uma preferência maior dos trabalhadores no ambiente da obra.
Em suma, os EPC’s são construídos com materiais de boa qualidade, instalados estrategicamente nos ambientes onde são detectados riscos de acidentes de trabalho com fácil acesso, visando o bem estar dos operários da obra.
Os principais exemplos são:
Extintor de Incêndio: desenvolvido para controlar princípios de incêndios. Antes de usá-lo é necessário conhecer bem o local atingido, pois é preciso saber escolher qual o extintor ideal para aquele tipo de material.
Tela Tapume: barreira protetora contra uma possível projeção de ferramentas e materiais.
Proteção de Pontas de Vergalhões: são pontas protetoras para as armações de ferro, a fim de evitar que pessoas se machuquem.
Rampas e Passarelas: ligação entre dois ambientes de trabalho, assim formando uma ligação de materiais e trabalhadores.
Escadas e Corrimões: quando há necessidade de transpor níveis diferentes ao realizar trabalhos, seja subindo ou descendo para outro local, auxiliando na condução.
Fita Zebrada: é utilizada para sinalizar o risco do local, auxiliando na preservação de acidentes.
Sinalização de Segurança: identificar os locais que fazem parte do canteiro de obras, tendo uma função importante de avisar em cada ambiente a necessidade de atenção.