equipamento laboratorio de organica
Manta aquecedora:
A manta aquecedora é um aparelho responsável por promover o aquecimento de soluções. Sua temperatura máxima costuma estar entre 350ºC e 500ºC e seu formato varia, podendo ser achatado ou com fundo circular (ideal para o aquecimento de balões). É muito usada em processos de filtração quente, destilação e qualquer operação que exija aquecimento com temperatura controlada e sem percas excessivas de calor.
Rota evaporador:
O rota evaporador ou evaporador rotativo, é um aparelho fortemente empregado na remoção de solventes em amostras. Ele promove essa separação aliando o processo de evaporação e condensação, potencializando assim a separação de solutos e solventes1.
O rotaevaporador possui uma extensa aplicação em divergentes segmentos laboratoriais. Podendo tanto ser utilizado no processo de separação de solventes comuns em laboratórios, quanto na secagem de medicamentos na indústria farmacêutica, por exemplo.
Nos modelos mais simples, a amostra utilizada é colocada em um balão que acopla-se ao equipamento. Depois, o mesmo é mergulhado em um recipiente que promove o aquecimento da água e consequentemente da amostra. Depois de imerso, inicia-se o processo de rotação.
A condensação é promovida com o aquecimento e passagem do conteúdo anteriormente evaporado por uma serpentina. E assim, a amostra que não foi destilada permanece no balão de evaporação, enquanto a parte destilada é depositada no frasco receptor.
Reagentes e suas aplicações industriais:
Hexano - Utilizado na extração de óleos vegetais, na formulação de colas e adesivos e na fabricação de produtos de limpeza industrial e desengraxe.3
Ciclohexano - O ciclohexano é industrialmente utilizado na extração de óleos essenciais e gorduras, como removedor de pinturas e verniz, e de solvente para éteres de celulose.4
Tolueno - O tolueno é aplicado como solvente da etilcelulose, é utilizado nas formulações de lascas e na formulação de esmaltes sintéticos.3
Tetracloreto de