Utilização de Vidrarias e Equipamentos Básicos de um Laboratório de Química Orgânica.
Utilização de Vidrarias e Equipamentos Básicos de um Laboratório de Química Orgânica.
Objetivo Geral
Informações gerais sobre equipamentos, vidrarias e suas utilidades, tendo em vista cuidados no manuseio e aplicação dos mesmos.
Objetivos Específicos
Utilização de vidrarias e equipamentos básicos de química, obtendo assim, noções para o manuseio dos mesmos em aulas práticas.
Informações básicas sobre o funcionamento do laboratório de química e suas normas de segurança.
Informações teóricas, práticas de como se deve aferir o menisco e como se proceder na pesagem utilizando a balança analítica.
Introdução
A Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações, sua identificação e ela siguinifica, (do egípicio kēme (chem), significando "terra"). Esses são os princípios fundamentais que serve de base para o estudo da química. É de grande importância possuir noções de como se devem utilizar vidrarias e equipamentos no laboratório, informações como essas são necessárias para se obter aulas práticas de qualidade. Qualquer que seja a prática desenvolvida no laboratório existe uma série de cuidados para com os materiais que vão ser utilizados, desde a higiene até a atenção com substâncias que podem causar mal à saúde.
Fundamentação teórica Vidrarias e equipamentos básicos de um laboratório de química orgânica:
Tubos de ensaio - um dos utensílios mais úteis em laboratório, usados para fazer reações em pequena escala.
Béquer - instrumento de uso geral em laboratório, é empregado para administrar reações entre soluções dissolver substâncias sólidas e efetuar reações de precipitação. Apesar de ser graduado, não é um equipamento adequado para a medição de líquidos, devido à grande chance de erros.
Erlenmeyer - executa as mesmas funções do béquer, porém seu formato afunilado permite a agitação manual