Equilíbrio de precipitação
As reações envolvendo o equilíbrio de precipitação são importantes, pois através da teoria e dos cálculos que envolvem a formação dos precipitados se pode prever a solubilidade de um determinado sal, pode-se controlar a formação de um precipitado e isto pode ser aplicado no tratamento de águas residuais, na extração de metais na água do mar, isto é, na purificação de qualquer sistema através da separação de cátions ou ânions de interesse.etc.
Reações em solução aquosa que ocorrem pela mistura de dois compostos com a formação de compostos pouco solúveis são denominadas de reações de precipitação.
Exemplos: AgNO3 + NaCl AgCl + NaNO3
OBS: Um precipitado pode ser representado numa equação química pelo sub-índice (s), que significa que um sólido foi formado na reação ou pela fórmula do sólido sublinhada, como exemplificado acima.
Em reações que envolvem a formação de precipitado, é comum escrever a equação química somente com os íons que participam da reação de precipitação.
O processo de precipitação envolve um equilíbrio heterogêneo e não se processa instantaneamente. A condição de equilíbrio é descrita pelo produto de solubilidade, que será discutido mais adiante. Antes, porém, é necessário que se compreenda alguns conceitos básicos, tal como, solubilidade de um determinado composto (soluto) em um solvente específico.
Solubilidade é a quantidade máxima de composto (soluto) que se consegue dissolver em um volume de solvente e pode ser descrita em g soluto/L solução (Título) ou mol soluto/L solução (concentração molar). Quando a solubilidade de um determinado soluto é baixa ou muito baixa eles são denominados pouco solúveis ou insolúveis.
Quando um composto tem uma solubilidade limitada e tenta-se dissolver uma quantidade deste composto que exceda a sua solubilidade, os íons desse composto que se ionizam entram em equilíbrio com o material sólido (o composto). Antes, porém é necessário que se entenda como funciona o equilíbrio entre um composto