Equilibrio
VELOCIDADE, AGILIDADE, EQUILÍBRIO e COORDENAÇÃO
VELOCIDADE
Conceito: - É a capacidade do indivíduo de realizar movimentos sucessivos e rápidos, de um mesmo padrão, no menor tempo possível.
Fatores que influenciam no desempenho da velocidade: Força; Rapidez da propagação do estímulo nervoso; Percentual de fibras brancas; Coordenação de movimentos; Freqüência das contrações e descontrações musculares; Flexibilidade articular.
Tipos de velocidade: 1) VELOCIDADE DE REAÇÃO – é a capacidade que o indivíduo tem de responder a um estímulo o mais rápido possível. Apesar de ser considerado como fator inato no indivíduo, o tempo de reação pode ser treinado. Várias modalidades esportivas requerem o tempo de reação: saídas no atletismo e na natação, esportes de combate (boxe, judô, caratê, esgrima). 2) VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO – é a capacidade que o indivíduo tem de se deslocar de um ponto a outro, no menor tempo possível, realizando movimentos de um mesmo padrão.
Técnicas de avaliação da velocidade: Teste da Régua – Avalia a velocidade de reação. Nesse teste, o indivíduo deverá estar sentado, com o antebraço apoiado e a mão espalmada, formando um ângulo de 90o com o dedo polegar. A marca zero da régua (que será de 60 cm, graduada com precisão em mm) deverá ser colocada no plano imaginário formado pelo dedo
2
polegar e indicador. O avaliador comandará “Atenção” e largará a régua. O testado deverá segurá-la no menor tempo possível e será medida a distância que a barra percorreu (com precisão em mm) do momento em que o avaliador a soltou até o nível do plano horizontal que passa pela parte superior dos dedos polegar e indicador. Esse procedimento deve ser realizado por três vezes e, considerado como resultado a média das três medidas.
Teste da Corrida de 50 metros (Johnson & Nelson, 1979) - Avalia a velocidade de deslocamento. O indivíduo deverá se posicionar em pé, com um afastamento ânteroposterior das pernas e o tronco inclinado a 5 metros da linha da marca zero.