equilibrio do corpo rigido
Definição de corpo rígido
O corpo rígido é um sistema constituído de partículas agregadas de um modo tal que a distância entre as várias partes que constituem o corpo não varia com o tempo. A massa total do corpo rígido é o somatório das massas das partículas que o compõem.
Movimento geral do corpo rígido
A dinâmica do corpo rígido consiste no estudo dos efeitos das forças e binários externos na variação dos seus seis graus de liberdade. A trajetória de um ponto qualquer no corpo, usado como referência, dá informação sobre a variação de três desses graus de liberdade.
Definição de equilíbrio
Se todas as forças externas aplicadas num corpo rígido, somadas num ponto qualquer, produzem força resultante e binário resultante nulo, conclui-se que a força resultante e o binário resultante também serão nulos em qualquer outro ponto.
Equilíbrio Estático
É uma definição baseada no repouso, ou seja, na relação de determinado referencial externo, quando nenhuma partícula que o constitui se move em relação a um dado referencial.
Condições de equilíbrio de um corpo rígido
As situações de equilíbrio sempre dependerão do referencial adotado, isso porque o estudo de um equilíbrio depende do outro. O equilíbrio do corpo rígido parte das duas condições abaixo:
e das quais resultam seis equações algébricas:
Sistema de apoios
Vínculos: Roletes, Balancim Superfície lisa;
Reação: Força com linha de ação conhecida;
Número de incógnitas: Uma.
Roletes Balancim Superfície Lisa
Vínculos: Cabo curto, Haste curta;
Reação: Força com linha de ação conhecida;
Número de incógnitas: Uma.
Cabo Curto Biela
Vínculos: Cursor, Pino liso deslizante;
Reação: Força com linha de ação conhecida;
Número de incógnitas: Uma.
Cursor Pino deslizante
Vínculos: Rótula, Superfície áspera;
Reação: Força com direção desconhecida;
Número de