Equilibrio de Mercado
Você já se perguntou por que nem tudo que é produzido na economia é vendido na mesma quantidade? Porque isso ocorre?
Quando falamos de oferta e demanda de mercado temos que considerar vários fatores influenciando essas forças, mas o preço novamente volta a desempenhar um papel fundamental. O preço em um mercado é determinado tanto pela oferta como pela demanda.
O equilíbrio de mercado ocorre quando as curvas de oferta e de demanda se cruzam. Ao preço de equilíbrio, a quantidade oferecida é igual a quantidade demandada, que é chamada de quantidade de equilíbrio.
A Figura 1 mostra a curva de oferta de mercado e a curva de demanda de mercado juntas. Podemos ver um ponto onde ocorre a intersecção das curvas de oferta e demanda, o qual é denominado de equilíbrio de mercado.
Nessa intersecção temos o preço de equilíbrio e a quantidade de equilíbrio. Na Figura 1 temos o preço de equilíbrio de $3,00 e a quantidade de equilíbrio 14.
Ao preço de equilíbrio podemos dizer que a quantidade do bem que os compradores desejam e podem comprar é exatamente igual à quantidade que os vendedores desejam e podem vender. O preço de equilíbrio ainda recebe o nome de preço de ajustamento de mercado porque a esse preço o mercado está perfeito: os compradores compraram tudo que queriam comprar e os vendedores venderam tudo que gostariam de vender.
O comportamento dos compradores e dos vendedores leva espontaneamente o mercado em direção ao equilíbrio entre oferta e demanda. Para que nós possamos entender melhor, vamos supor que o preço de mercado agora não é o preço de equilíbrio.
O preço então passa a ser $5,00, como na Figura 2. Ao preço de $5,00 por quilo de café, a quantidade ofertada (21 quilos) é superior a quantidade demandada (7 quilos). Nesse caso há um excedente do bem: os vendedores não conseguem vender tudo que desejam ao preço vigente. Esse cenário descrito recebe o nome de excesso de oferta.