Equilíbrio de Mercado
O equilíbrio de mercado ocorre quando a quantidade demandada de um bem é igual à quantidade ofertada, quando não se encontra o equilíbrio os preços oscilam. O excesso da demanda ocorre, quando os consumidores estão dispostos a comprar mais do que os produtores Fabricam, ou também quando a oferta cai os produtores estão dispostos a vender mais do que os clientes podem comprar, provocando à escassez de ambas as partes. Consequentemente esses aumentos e diminuições constantes fazem com que a taxa de câmbio tenha variação, valorizando o real e desvalorizando muitas vezes o dólar. (VASCONCELLOS, 2004)
O equilíbrio de mercado é de suma importância, para que as empresas tenham o controle de quanto produzir em determinado momento, e até quanto os consumidores podem pagar sobre o produto, em determinadas tempos. (O’SULLIVAN, 2004)
È importante manter o equilíbrio de mercado, para que a empresa não venha ter prejuízos financeiros. Assim quando os produtos forem exportados não terem desvalorização. Nas empresas o equilíbrio tem que ser mantido pois se for superior ao equilíbrio consequentemente as empresas estarão estimuladas a produzir bastante, enquanto que os consumidores deixarão de consumir.
Dessa Forma haverá um excesso de oferta, ou seja, a quantidade ofertada será superior à quantidade demandada. Para reduzir esse excedente, as empresas reduziriam o preço do bem produzido. Conforme o preço caía, a quantidade demandada aumentará e a quantidade ofertada diminuirá, até que o equilíbrio fosse alcançado. Caso o preço for inferior ao de equilíbrio, haveria escassez de oferta onde à quantidade ofertada é inferior à quantidade demandada. Assim os consumidores não conseguiriam comprar toda a quantidade que desejariam, ocasionando uma pressão ascendente nos preços. Se os preços aumentassem, haveria redução na quantidade demandada e o aumento da ofertada até que o equilíbrio fosse atingido novamente. (CANDIDO, 2008).
Fonte: Extraido