equilibrio conceito
Do latim aequilibrĭum, o termo equilíbrio faz referência ao estado de um corpo quando as forças encontradas que atuam no mesmo se compensam e se destroem mutuamente.
Conceito de Flexibilidade:
Acredito que a flexibilidade está relacionada com a capacidade humana da adaptação.Flexibilidade é um conceito que tem sido estudado por profissionais de diversas áreas do comportamento humano, sendo que um dos conceitos diretamente relacionados à flexibilidade é a resiliência (capacidade que um corpo possui de voltar ao seu estado natural de excelência depois de passar por algum processo de pressão, estresse ou tensão).
Exercícios de equilíbrio:
Através da reeducação da postura, e das percepções. Caminhar de diferentes formas (ponta, calcanhar), para diferentes direções (frente, lado, trás), percorrendo trajetos determinados, seguindo ou não linhas traçadas no chão, como também se desequilibrar em várias posições, leva o idoso a perceber seu centro de equilíbrio. E a ação de restabelecer o equilíbrio torna-se mais fácil quando solicitada.
Movimento de desequilíbrio para frente e para trás (oscilar), ou equilibrar-se em um plano elevado exige que o idoso possua um bom domínio corporal. Quando não houver homogeneidade no grupo, utilizam-se linhas traçadas no chão, ou o professor é utilizado como instrumento de apoio, mesmo para aqueles que não necessitem evitando, assim constrangimento daqueles com pouca agilidade.
É necessário orientar as alterações do equilíbrio no movimento de sentar e levantar do chão os apoios adequados e a maneira mais fácil e rápida para se ficar em pé sem tontura. Como no equilíbrio estático, no equilíbrio toda a ação se concentra na pelve; a orientação que deve ser dada ao idoso durante o sentar-se e o levantar-se do chão é a observação do movimento que o quadril descreve.
A assimilação da melhor forma de sentar ao chão será descoberta pelo indivíduo. O papel do professor é o de orientar os apoios