Epígrafe
Em uma obra literária, epígrafe é uma curta citação colocada em uma página no início da obra ou em destaque na abertura de um capítulo. Funciona como um resumo do que se vai ler em seguida.
Uma epígrafe tinha o objetivo de recordar acontecimentos e pessoas, ou prestar homenagem a deuses, figuras míticas ou personagens históricos de grande relevância. A tradição romana indicava que a epígrafe era feita somente em letras maiúsculas e com algumas abreviaturas.
É impossível encontrar epígrafes em edifícios e monumentos. Alguns exemplos de epígrafe são citações da Bíblia, versos de uma poesia, provérbios ou pensamentos de grandes autores.
Na Grécia Clássica, as epígrafes eram gravadas em monumentos, pedras, medalhas ou estátuas, como uma referência ao momento histórico ou pessoa homenageada.
É frequente a gravação de uma epígrafe em túmulos, sendo que neste caso a epígrafe costuma ser uma homenagem da família para a pessoa que morreu.
Uma epígrafe pode estar inscrita em vários materiais, como pedra, metal, mármore, vidro, marfim, etc.
Epígrafe e Monografias
Em Monografias e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), a epígrafe é um elemento opcional, mas pode enriquecer o trabalho quando colocada. Convém que a escolha da epígrafe no início de cada capítulo esteja relacionada com o assunto do capítulo a ser desenvolvido. Por exemplo, se alguém estiver escrevendo um trabalho sobre educação ou leitura, deverá escolher uma epígrafe relacionada com esses temas, citar o devido autor, e depois desenvolver o capítulo referente a um desses temas.
Epígrafe e Direito
Epígrafe é um espaço utilizado em processos na área do Direito, onde o magistrado indica o número do processo, o tipo de lei associada e o ano da apresentação. A informação deve estar centralizada na parte superior da folha.
Epígrafe e ABNT
A