Epstologia
2742 palavras
11 páginas
..............................................[pic]
Este ensaio foi elaborado por Jonathan de Queiroz Pereira 5° semestre de Ciências Sociais para a disciplina Epistemologia das Ciências Sociais, ministrada pelo Prof. Dr. Nilson Weisheimer.
Cachoeira-Ba
Esse ensaio tem como objetivo responder, ou tentar responder a seguinte questão: As Ciências sociais podem ser consideradas uma ciência? Procurei fazer um trabalho com uma linguagem simples e direta. E como os demais trabalhos, iniciarei com uma epígrafe que envolve o tema.
“As ciências modernas são tesouros culturais que estão entre as mais marcantes conquistas humanas. Como outros, merecem uma relação de respeito e escrúpulo”.
Noam Chomsky
Com o tempo o conhecimento cientifico foi se distinguindo da filosofia, ela foi ganhado diferentes campos da realidade através da composição de disciplinas científicas gradativamente especializadas, “a ciência, enquanto modalidade especifica do conhecimento empírico e operacional” (BARBOSA E.M, 1998), acabou virando uma fala mais precisa da razão. O que reforçou e legitimou a crença no poder da ciência, sem dúvidas foram os avanços tecnológicos do século passado e, sobretudo, as deste século. Além de dar origem a uma doutrina que vê como única fonte correta de conhecimento a razão.
É por essa demasiada crença na razão que Harvey passou a chamar de “condição pós-moderna” (1992) porque estaria carregada de características modernas. A critica a superioridade da razão surgiu no campo das ciências sociais no final da década de 60, como formas de teorias criticas às abordagens estruturalistas, tanto nas vertentes marxistas quanto na funcional sistêmica (ALEXANDER,1987;