Epistemologoa genetica de Jean Piaget
1425 palavras
6 páginas
PRÁTICA TUTORIAL “ESTUDO DIRIGIDO” – CURSO DE LETRASTURMA 2014/02 – sexta-feira
Texto – “O SUJEITO NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA.”
Aluno(a): Andressa Cristina Rodrigues
Questão 1: Qual o objetivo principal do texto?
O que se pretende é esclarecer a idéia de Piaget de que o sujeito é um centro de funcionamento, o sujeito se dirige ao mundo, se interessa por ele e é um principio de auto-organização. O modo de existir e de conhecer do sujeito é o que conduz a certa noção de ontologia e de epistemologia genética. Ontologicamente , seu modo de existência é o de encontro: encontro com o mundo e epistemologicamente, seu modo de conhecimento é o da presença: presença do mundo.
Questão 2: Qual a característica principal da epistemologia genética?
A epistemologia genética é caracterizada na inteligência e na construção do conhecimento do sujeito e na relação do objeto e visa responder não só como homens, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso.
Questão 3: Apresente o conceito de sujeito para Piaget.
Sujeito é um centro de funcionamento.É tendência para a organização e para a adaptação. Em resumo, Sujeito epistêmico é o sujeito que conhece, que constrói o seu conhecimento atuando sobre o objeto de conhecimento.
Questão 4: Qual a diferença entre organização e adaptação conforme Piaget?
A tendência da organização constitui na habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em um sistema de relações que destaca o aspecto interno das totalidades funcionais.
Adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico. É uma das tendências básicas inerentes a todas as espécies. Ainda segundo o autor, a adaptação acontece através da organização, que se refere à capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio,