Epistemologia
ATIVIDADE DE CAMPO
ANA PAULA BECKER VANESSA SMANIOTTO
NOVO HAMBURGO NOVEMBRO 2012
Introdução
Nosso ensaio, baseando-se no roteiro construímos a partir de entrevista oportunizada pela professora do ensino médio integrado, F.R.S, da rede de ensino estadual da Escola Técnica Estadual de Portão, para ajudar-nos a entender o seu método de ensino e em cima das questões respondidas, lançar um olhar mais teórico, questionando assim, o quanto desafiador é o papel do professor na sociedade.
Para a professora entrevistada os alunos precisam para aprender a matéria é de estímulo, pois a maioria dos estudantes, decoram a matéria alguns dias que antecedem as provas, apenas para ter uma nota boa e poucos visam entender o conteúdo. Para desenvolver o estímulo e incentivar o interesse, faz com freqüência questionamentos sobre a matéria, em oportunidades diversas, promove debates trazendo a tona assuntos veiculados na mídia que de alguma forma interfere nos princípios e valores de cada aluno.
Alguns deles apresentam dificuldades para aprender e em sua maioria se devem àqueles que não prestam atenção na aula, nem dedicam o tempo em casa para leitura do material didático. Existem os alunos que têm dificuldades e limitações de aprendizagem, porém com esses, cabe uma observação diária para identificação de suas dificuldades. Nesta resposta da entrevistada, pode nos levar ao texto “Conhecimento Escolar: Epistemologia e Política”, onde o autor avalia situações do contexto familiar do estudante, por ser uma escola estadual a entrevistada, que referimos, o aluno vive as vezes em condições precárias, saem da escola para ajudar a mãe/pai/cuidados no cuidado e ocasionalmente no sustendo da casa, onde na maioria das vezes há uma inversão de papéis, responsabilidades na idade incerta e por esses motivos não consegue cumprir a tarefa escolar. Podemos lincar o texto “Conhecimento, ética e ecologia”, onde o professor deveria ver esse aluno com um olhar