Epistemologia
PEDAGOGIA
EPISTEMOLOGIA
2014
EPISTEMOLOGIA
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Metodologia, como parte da avaliação referente ao curso Atividade de
Aprofundamento.
Epistemologia
É o estudo científico que trata das origens relacionadas às crenças e o conhecimento. Podemos citar um exemplo de senso comum com a seguinte expressão: “Quando um garfo cai no chão da casa dizem que logo chegará um homem”. No conhecimento teológico temos como base a cura de doenças por sua fé, onde algumas pessoas se curaram através da sua crença religiosa.
“A clonagem humana será uma pratica aceita universalmente? Quando chegará a vez do combate à fome e a miséria?” Estes são exemplos de conhecimentos filosóficos.
“Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir como se dá a respiração dos batráquios”. Estes são exemplos de conhecimento científico.
Pode-se dizer que a epistemologia se origina em Platão. Ele opõe a crença ou opinião ("δόξα", em grego) ao conhecimento. A crença é um determinado ponto de vista subjetivo. O conhecimento é crença verdadeira e justificada.
A teoria de Platão abrange o conhecimento teórico, o saber que. Tal tipo de conhecimento é o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Este conhecimento consiste em descrever, explicar e predizer uma realidade, isto é, analisar o que ocorre, determinar por que ocorre dessa forma e utilizar estes conhecimentos para antecipar uma realidade futura.
Há outro tipo de conhecimento, não abrangido pela teoria de Platão. Trata-se de um conhecimento técnico, o saber como.
A epistemologia também estuda a evidência (entendida não como mero sentimento que temos da verdade do pensamento, mas sim no sentido forense de prova), isto é, os critérios de reconhecimento da verdade.
Ante a questão da possibilidade do conhecimento, o sujeito pode tomar diferentes atitudes:
Dogmatismo: