Dimensões da Palavra
Maria Tereza Camargo Biderman
Fichamento
Segundo Biderman, podemos definir palavra como a chave principal da língua, a qual possuem várias formas e características a serem analisadas.
1. DIMENSÃO MÁGICA E RELIGIOSA DA PALAVRA
1.1 O nome e a essência do ser Algumas culturas e religiões acreditam que a transformação do caos primitivo em um cosmo significativo resulta-se de uma estruturação da linguagem, por meio dos mitos de cada cultura. Assim, a palavra ganha uma força transcendental, a que nelas “deitam raízes os entes e os acontecimentos.” (p.1) A palavra possui características que a torna “mágica, cabalística e sagrada” fazendo-a ser uma verdade com grande carga poder. Mitos buscam explicar as experiências e segredos que existem nas palavras fundadoras do mundo.
O homem primitivo acredita que o nome não é arbitrário mas existe um vínculo de essência entre o nome e a coisa ou objeto que ele designa. Assim sendo, não separa a palavra do referente que ela nomeia. Crê que se pode atuar magicamente sobre uma pessoa através de seu nome. Por isso esse homem primitivo considera seu nome como parte vital de seu próprio ser. (p. 1-2) Partindo deste pressuposto, povos primitivos como os aborígenes australianos, indígenas chilenos entre outros, acreditavam que pelo poder da palavra revelar seu próprio nome, seria uma ameaça, pois temiam que algum inimigo usasse o em prática de magia negra, receavam que espíritos malévolos tomassem conhecimento seus nomes para nenhum mal lhes ser feito, ou mesmo revelar seus nomes a feiticeiros para que o mesmo não pudesse fazer mal a pessoa titular do nome.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
Acadêmica de Letras- Português/Inglês