Epis
EPI´S NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Realizado por: Ana Silva Carla Tomé Nuno Fernandes
Janeiro de 2011
Acidente de trabalho
A consciencialização e a formação dos trabalhadores no local de trabalho são a melhor forma de prevenir acidentes. São aplicadas as medidas de segurança colectiva e individual. Os custos dos acidentes de trabalho, para os trabalhadores acidentados e para as empresas, são elevadíssimos.
Acidente de trabalho
Decreto-Lei nº 99/2003, de 27 de Agosto, artigos 281 a 301. É acidente de trabalho o sinistro, entendido como acontecimento súbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que se verifique no local e no tempo de trabalho.
Tipos de Acidentes de trabalho
Os acidentes de trabalho mais frequentes em Portugal são: ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ Quedas em altura Soterramentos Traumas Físicos Riscos eléctricos Esmagamento Electrocussão
Tipos de Acidente de trabalho
Causas
As principais principais causas destes acidentes são: ◦ Não seguir as Normas de Segurança; ◦ Não utilizar os dispositivos de segurança ou utilizá-los de forma desadequada.
Outras causas
A ingestão de bebidas alcoólicas; As hipoglicémias, que podem provocar desmaios por falta de alimentação;
A fadiga ou o trabalho por turnos, em especial se o trabalho incluir lidar com máquinas perigosas.
Segurança do Trabalho
Conjunto de medidas técnicas, educacionais e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas:
◦ Formação dos Trabalhadores
◦ Utilização de EPI´S
EPI´s
São os equipamentos utilizados para a protecção dos operários durante a realização de seu trabalho. No ramo da construção civil dividem-se:
◦ ◦ ◦ ◦ ◦
protecção para a cabeça, protecção para o tronco, protecção para os braços e mãos, protecção para as pernas e pés cintos de