Epis e epcs
CURSO: SEGURANÇA DO TRABALHO
EPI e EPC
FORTALEZA, CE – 2011
ESCOLA TÉCNICA DA GRANDE FORTALEZA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SEGURANÇA DO TRABALHO
FRANCISCO BRITO DE OLIVEIRA
EPC e EPI
FORTALEZA, CE – 2011
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
A atividade laboral pode apresentar alguns riscos para a saúde e segurança dos trabalhadores. A eliminação dos riscos deve ser feita através de medidas de engenharia, tanto na concepção de equipamentos como dos próprios postos de trabalho.
Se os riscos não puderem ser eliminados através destas medidas, devem em seguida ser adaptadas medidas de protecção colectiva que abranjam um determinado grupo de trabalhadores.
No entanto, se não se conseguir minimizar os riscos para um nível aceitável, poderá ter-se que optar por Equipamentos de Protecção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
É importante salientar que os EPI's só deverão ser adaptados como última escolha, isto é, quando não for possível outra solução técnica, sendo preferível a sua utilização com carácter temporário / esporádico. Através de palestras, treinamentos e etc.
CONCEITO
Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, que visa proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Todo trabalhador exposto a riscos é obrigado a utilizar EPI, responsabilizando-se por sua guarda e conservação e devendo avisar o empregador sempre que o EPI apresentar defeitos ou problemas. Os mais comuns são: protetores auriculares, luvas, máscaras, calçados, capacetes, óculos, e vestimentas.
Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC): como o próprio nome já diz, são equipamentos utilizados para proteção coletiva de trabalhadores expostos a risco. Os mais comuns são: enclausuramento acústico de fontes de ruído,